Dia Mundial do Combate ao Bullying – antevisão

Spread the love

Não. O bullying não é só um estrangeirismo moderninho usado para para passar a mão na cabeça dos nossos igualmente moderninhos meninos mimados que nada sabem da vida senão o que aparece no ecrã do telemóvel e para quem tudo é terrivelmente traumatizante.

O bullying é uma forma de violência escolar real e angustiante para quem o vive, seja a criança/jovem que dele é alvo, seja a família que se apercebe, muitas vezes, tarde demais. Não deve nem pode ser pensado com a displicência de quem encolhe os ombros e sentencia ‘no meu tempo chamava-se a isso adolescência’.

E não só é angustiante a sua vivência como é, tão ou mais angustiante a antecipação, na cabeça de nós todos, mães e pais, de que os nossos filhos possam um dia vir a ser vítimas de bullying.

O que fazer? Como lidar e ajudar os nossos filhos a lidar com fenómenos de violência escolar? Não creio que seja possível estar-se inteiramente preparado para o dia em que uma situação destas nos bate à porta. Mas, felizmente, já existem algumas ferramentas ao dispor de pais e filhos, nomeadamente esta.

E porque no dia 20 de Outubro se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, deixo-vos uma sugestão de evento: a Associação No Bully Portugal – entidade sem fins lucrativos com a missão de combater o bullying nas escolas portuguesas -, vai realizar um workshop nesse mesmo dia, entre as 18h30 e as 20h30, subordinado ao tema “Torne o seu filho à prova de bullying”. O preço do workshop é de € 5 por adulto e é necessária inscrição, que pode ser feita aqui.

Bullying? Com os meus filhos não.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *